segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Esquema do texto: A ESCOLA METÓDICA de GUY BOURDÉ e HERVÉ MARTIN


Esquema do texto: A ESCOLA METÓDICA de GUY BOURDÉ e HERVÉ MARTIN


Por: CÉSAR EDUARDO DA SILVA PEREIRA




Leopold von Ranke
CONTEXTO HISTÓRICO:

·       Guerra Franco – Prussiana;
·       Terceira República
·       A Comuna de Paris.

A ESCOLA METÓDICA

·       Formada por professores, arquivistas e bibliotecários;
·       Os historiadores participam da reforma do ensino superior;
·       Elaboram grandes enciclopédias e manuais escolares;
·       Princípios fundamentais: Manifesto (1876);   Guia (1898)
1.    O trabalho sobre os arquivos;
2.    A referência às fontes;
3.    A organização da profissão;
·       OBJETIVO: impor uma investigação cientifica afastando qualquer especulação filosófica e visando uma objetividade absoluta no domínio da História.


REVISTA HISTÓRICA
·       Objetivo: Publicação de investigações originais sobre as diversas partes da história, fornecendo informações exatas e completas sobre os estudos históricos nos países estrangeiros e na França;



REVISTA HISTÓRICA x REVISTA DAS QUETÕES HISTÓRICAS
·       Revista das Questões Históricas: formada por aristocratas e plebeus católicos.
·       Revista Histórica: neutra e imparcial, porém a sua equipe é constituída de protestantes, republicanos, nacionalistas. E seus artigos combatem a monarquia e o anticlericalismo.

O DISCURSO DO MÉTODO
·       A Escola Metódica realiza uma autêntica ruptura epistemológica ao afastar o Providencialismo Cristão, o progressismo racionalista, e até mesmo o finalismo marxista.
·       Para eles a história não passa da aplicação de documentos: Teoria do Reflexo de Leopold Von Ranke.
·       Delimitação do documento e a preservação do mesmo.
·       Crítica ao documento (Critica Histórica):
·       Operações Analíticas:
·       Critica Externa:
1.    Encontrar a fonte;
2.    Examinar se trata de um original, de uma cópia ou falsificação;
3.    Indicar a data e o lugar;
4.    Confeccionar uma ficha.

·       Critica Interna (Hermenêutica):
1.    Análise de conteúdo da ata e a critica positiva para se certificar do que o autor quis dizer;
2.    Análise das condições em que a ata é produzida e a critica negativa necessária para controlar as afirmações do autor;
·       Operações Sintéticas:
1.    Consiste em comparar vários documentos para estabelecer um fato particular;
2.    Conduz a reagrupar os atos isolados em quadros gerais;
3.    Visa manejar o raciocínio, quer por dedução, quer por analogia, para ligar fatos entre si e par encher as lacunas da documentação;
4.    Obriga a fazer uma escolha na massa dos acontecimentos;
5.    O historiador deve tentar fazer algumas generalizações, ariscar algumas interpretações, sem manter a ilusão de penetrar no mistério das origens da sociedade;

MANUAIS ESCOLARES

·       Ernest Lavisse se destaca na composição de Enciclopédias e Coleções.
·       A Coleção História da França tem por características:
1.    Seu objeto é um Estado – Nação (França);
2.    A periodização é articulada em função dos reinados;
3.    E os fatos políticos, militares e diplomáticos tem um lugar de destaque em detrimento dos fatos econômicos e culturais;
·       Os manuais da escola primária visam forjar uma geração de patriotas;
·       Segundo os autores, os manuais são orientados pelas ideias-força:
1.    Instruir as novas gerações no amor da República, a fim de consolidar a base social do regime; recalcar o obscurantismo clerical tirando à Igreja o controle sobre os espíritos; preparar a vingança contra o inimigo hereditário, contra o Reich alemão.
2.    A história deve servir de um projeto político.
§  Postulados dos manuais:
1.    A França Eterna;
2.    Apologia do Regime Republicano;
3.    Exaltação da Mãe Pátria;
4.    Justificativa da colonização;


OBJETIVIDADE EM HISTÓRIA

Positivismo de Comte:
§  Cabe a História investigar as leis que precedem ao desenvolvimento da espécie humana:
1.    As Leis de Ordem;
2.    As Leis de Relação;
3.    A Lei Suprema.
§  Pretendem reconstituir o passado para poder prever o futuro – Determinismo.

Metódicos:
§  Recusam a filosofia positivista;
§  Defendem um empirismo rigoroso;
§  São discípulos de Leopold Von Ranke.

Postulados de Ranke:
1.    Incumbe ao historiador não julgar o passado nem instruir os seus contemporâneos mas simplesmente dar conta do que realmente se passou.
2.    Não há nenhuma relação entre o sujeito conhecedor (historiador) e objeto (fato histórico).
3.    A história existe em si, objetivamente; tem uma dada forma e uma estrutura definida que é diretamente acessível ao conhecimento.
4.    A relação cognitiva é conforme um modelo mecanicista.
5.    A tarefa do historiador consiste em  reunir um número suficiente de dados.
§  Segundo Von Ranke, a ciência positiva pode atingir a objetividade e conhecer a verdade da história.
CRÍTICAS A ESCOLA METÓDICA:

Grupo dos Annales:
§  Delimitação do documento;
§  A acentuação de um acontecimento ou de um fato singular num tempo curto;
§  Fatos políticos, militares e diplomáticos.
§  Tem medo de concluir o trabalho.

Grupo Relativista ou Presentista:
§  Considera falsa a Teoria do Reflexo.
§  A passividade do historiador.
§  O historiador tende a reconstituir o passado em relação ao presente.
Materialismo histórico:
§  Critica a objetividade.
§  Contesta o voto de neutralidade do historiador.


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