Esquema do texto: A ESCOLA METÓDICA de GUY BOURDÉ e HERVÉ MARTIN
Por: CÉSAR EDUARDO DA SILVA PEREIRA
· Guerra Franco – Prussiana;
· Terceira República
· A Comuna de Paris.
A ESCOLA METÓDICA
· Formada por professores, arquivistas
e bibliotecários;
· Os historiadores participam da
reforma do ensino superior;
· Elaboram grandes enciclopédias e
manuais escolares;
· Princípios fundamentais: Manifesto
(1876); Guia (1898)
1. O trabalho sobre os arquivos;
2. A referência às fontes;
3. A organização da profissão;
· OBJETIVO: impor uma investigação
cientifica afastando qualquer especulação filosófica e visando uma objetividade
absoluta no domínio da História.
· Objetivo: Publicação de investigações
originais sobre as diversas partes da história, fornecendo informações exatas e
completas sobre os estudos históricos nos países estrangeiros e na França;
REVISTA HISTÓRICA x REVISTA DAS QUETÕES HISTÓRICAS
· Revista das Questões Históricas:
formada por aristocratas e plebeus católicos.
· Revista Histórica: neutra e imparcial,
porém a sua equipe é constituída de protestantes, republicanos, nacionalistas.
E seus artigos combatem a monarquia e o anticlericalismo.
O DISCURSO DO MÉTODO
· A Escola Metódica realiza uma autêntica
ruptura epistemológica ao afastar o Providencialismo Cristão, o progressismo
racionalista, e até mesmo o finalismo marxista.
· Para eles a história não passa da
aplicação de documentos: Teoria do Reflexo de Leopold Von Ranke.
· Delimitação do documento e a
preservação do mesmo.
· Crítica ao documento (Critica Histórica):
· Operações Analíticas:
· Critica Externa:
1. Encontrar a fonte;
2. Examinar se trata de um original, de
uma cópia ou falsificação;
3. Indicar a data e o lugar;
4. Confeccionar uma ficha.
· Critica Interna (Hermenêutica):
1. Análise de conteúdo da ata e a
critica positiva para se certificar do que o autor quis dizer;
2. Análise das condições em que a ata é
produzida e a critica negativa necessária para controlar as afirmações do
autor;
· Operações Sintéticas:
1. Consiste em comparar vários
documentos para estabelecer um fato particular;
2. Conduz a reagrupar os atos isolados
em quadros gerais;
3. Visa manejar o raciocínio, quer por
dedução, quer por analogia, para ligar fatos entre si e par encher as lacunas
da documentação;
4. Obriga a fazer uma escolha na massa
dos acontecimentos;
5. O historiador deve tentar fazer
algumas generalizações, ariscar algumas interpretações, sem manter a ilusão de
penetrar no mistério das origens da sociedade;
MANUAIS ESCOLARES
· Ernest Lavisse se destaca na composição
de Enciclopédias e Coleções.
· A Coleção História da França tem por
características:
1. Seu objeto é um Estado – Nação
(França);
2. A periodização é articulada em função
dos reinados;
3. E os fatos políticos, militares e
diplomáticos tem um lugar de destaque em detrimento dos fatos econômicos e
culturais;
· Os manuais da escola primária visam
forjar uma geração de patriotas;
· Segundo os autores, os manuais são
orientados pelas ideias-força:
1. Instruir as novas gerações no amor da
República, a fim de consolidar a base social do regime; recalcar o
obscurantismo clerical tirando à Igreja o controle sobre os espíritos; preparar
a vingança contra o inimigo hereditário, contra o Reich alemão.
2. A história deve servir de um projeto
político.
§ Postulados dos manuais:
1. A França Eterna;
2. Apologia do Regime Republicano;
3. Exaltação da Mãe Pátria;
4. Justificativa da colonização;
OBJETIVIDADE EM HISTÓRIA
Positivismo de Comte:
§ Cabe a História investigar as leis
que precedem ao desenvolvimento da espécie humana:
1. As Leis de Ordem;
2. As Leis de Relação;
3. A Lei Suprema.
§ Pretendem reconstituir o passado para
poder prever o futuro – Determinismo.
Metódicos:
§ Recusam a filosofia positivista;
§ Defendem um empirismo rigoroso;
§ São discípulos de Leopold Von Ranke.
Postulados de Ranke:
1. Incumbe ao historiador não julgar o
passado nem instruir os seus contemporâneos mas simplesmente dar conta do que
realmente se passou.
2. Não há nenhuma relação entre o
sujeito conhecedor (historiador) e objeto (fato histórico).
3. A história existe em si,
objetivamente; tem uma dada forma e uma estrutura definida que é diretamente
acessível ao conhecimento.
4. A relação cognitiva é conforme um
modelo mecanicista.
5. A tarefa do historiador consiste
em reunir um número suficiente de dados.
§ Segundo Von Ranke, a ciência positiva
pode atingir a objetividade e conhecer a verdade da história.
CRÍTICAS A ESCOLA METÓDICA:
Grupo dos Annales:
§ Delimitação do documento;
§ A acentuação de um acontecimento ou
de um fato singular num tempo curto;
§ Fatos políticos, militares e
diplomáticos.
§ Tem medo de concluir o trabalho.
Grupo Relativista ou Presentista:
§ Considera falsa a Teoria do Reflexo.
§ A passividade do historiador.
§ O historiador tende a reconstituir o
passado em relação ao presente.
Materialismo histórico:
§ Critica a objetividade.
§ Contesta o voto de neutralidade do
historiador.
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